SESI MG vai conduzir trabalho pioneiro em Ergonomia

Uma equipe da Instituição Holandesa TNO veio a Minas para dar início a um trabalho de parceria com SESI MG através do Centro de Referência em Ergonomia. A instituição TNO tem a missão de conectar as pessoas e o conhecimento para criar inovações que promovam a força competitiva sustentável da indústria e do bem-estar da sociedade.

O grupo, que chegou no dia 29/5 e ficou até 2/6, veio apresentar uma metodologia “5 Steps” utilizada nas industrias holandesas. Junto com a equipe de 13 ergonomistas fizeram a cocriação do método baseando-se na realidade das indústrias brasileiras.

A gerente do Centro de Referência em Ergonomia do SESI Minas, Carla Sirqueira, explicou que há diferenças nas maneiras de se “ver” a ergonomia aqui e no país europeu. “No Brasil, a ergonomia ainda é muito vista sob o ponto de vista legal e como possibilidade de atuação apenas na diminuição do absenteísmo por doenças osteomusculares. Na Europa, há um entendimento da necessidade da ergonomia na concepção dos processo e postos de trabalho. Ou seja, antever os problemas ergonômicos antes de expor os trabalhadores ao risco, além de aplicar os conceitos da ergonomia para aumento da produtividade”, comparou.

A nova solução em ergonomia será aplicada em um projeto-piloto na empresa de transporte ferroviário MRS Logística. Essa metodologia, futuramente, será replicada pelo Sesi de outras Federações, depois de ser adaptada à realidade brasileira. O projeto seguirá até dezembro, com a fase piloto na MRS em Setembro. Este é apenas a primeira iniciativa. O Sesi MG vai desenvolver mais dois projetos, em parceria com o SESI Nacional. “Minas é o centro de referência nacional do SESI em Ergonomia. Temos aqui equipamentos de última geração para análise de movimentos e uma equipe de alta performance.” contou Carla Sirqueira.

O gerente de Segurança e Saúde para a Indústria, Alfredo Santana, relatou a importância de se ter um Centro de Referência para soluções inovadoras que atenda as necessidades da indústria, indo além do  cumprimento da legislação. “E ainda cumprimos o nosso papel de sermos essenciais para as indústrias no  desenvolvimento de soluções técnicas  de qualidade. Muito nos orgulha sermos ponto focal e de referência para os demais Departamentos Regionais do SESI no Brasil”, disse Santana.

Fonte: Sistema FIEMG

(Visited 92 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *