Tecnologias para saúde na revolução industrial 4.0

Com a revolução industrial 4.0, que é a fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional, máquinas e seres humanos estão em constante conexão, interagindo em tempo real. Genética, inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, impressão 3D e biotecnologia são exemplos dessa revolução.

Do ponto de vista da saúde, a revolução industrial 4.0 traz uma crescente utilização de dispositivos vestíveis (wearables) para diagnóstico, monitoramento e maior participação do sujeito na gestão da sua saúde. Além de tornarem o acesso mais fácil, conferem maior autonomia aos sujeitos e favorecem o autocuidado apoiado.

A disseminação destes equipamentos estimula o crescimento de dados de saúde gerados no mundo relacionados a sinais motores (atividade física) e fisiológicos (pulso cardíaco, resposta galvânica da pele, frequência respiratória, ondas cerebrais), acompanhando o estado do usuário por longos períodos de tempo, incluindo o sono. Esses dados individuais serão analisados por inteligências artificiais e profissionais de saúde serão capazes de fornecer diagnósticos mais precisos e personalizados a partir do conhecimento do histórico de cada indivíduo, além de permitir que doenças sejam diagnosticadas em estágios muito mais precoces.

Na saúde, a tecnologia pode ser usada tanto para reabilitar quanto para aprimorar a capacidade das funções humanas (cognição, audição, visão e mobilidade). As interfaces entre cérebro e computador, os wearables e exoesqueletos são alguns dos exemplos. Os exoesqueletos, ou robôs wearables, são projetados para serem usados ao lado de membros humanos que podem aumentar, complementar, substituir ou melhorar a capacidade e funções desses membros. Estes dispositivos mecânicos se encaixam no corpo do usuário e trabalham em conjunto com os movimentos do usuário.

Diante deste cenário, o Centro de Inovação do SESI de Tecnologias para saúde, considerando todo o processo desafiador da revolução industrial 4.0, objetiva desenvolver tecnologias inovadoras para promover a saúde e segurança das pessoas e ambientes de trabalho.

Você possui algum desafio nesta temática? Entre em contato e cadastre seu desafio.

(Visited 1.012 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *