Centros de Inovação SESI: Tecnologia a serviço do Trabalhador

A conectividade e a tecnologia têm ajudado uma infinidade de setores trazendo produtividade, melhor gerenciamento e eficiência. Com a saúde não é diferente e pensando nisso o SESI vem utilizando esses recursos com um foco bem especial, o trabalhador.

Os Centros de Inovação SESI desenvolvem soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com os objetivos de diminuir o número de acidentes de trabalho, aperfeiçoar a performance do trabalhador, reduzir os custos por acidentes e doenças vinculadas ao trabalho, melhorar a saúde e segurança, além de expandir a cultura de prevenção e gestão de riscos e contribuir para o crescimento da produtividade nas empresas.

Para assegurar que esses objetivos sejam plenamente desenvolvidos, os Centros de Inovação SESI são distribuídos em oito estados e cada um atua em uma temática de interesse da indústria.

Historicamente a população nacional vem envelhecendo, consequentemente os trabalhadores também, atrelados a essa questão os Centros se preocupam em acompanhar o novo perfil populacional do trabalhador, e compreende que é necessário expandir os modelos de gestão integrada da saúde, por meio da contribuição e integração de novas tecnologias.

A tecnologia desempenha um papel indispensável na racionalização, coordenação dos cuidados, assegurando grandes avanços na melhoria dos cuidados em áreas tradicionais de segurança e saúde no trabalho, ergonomia, higiene ocupacional, prevenção de incapacidades, reabilitação e retorno ao trabalho descritas no livro  Temas Avançados em Qualidade de Vida.

Segundo a obra a revolução tecnológica e segurança na saúde  vem progredindo por meio da incorporação de tecnologias, como o uso da realidade aumentada, simulador de processos, exoesqueleto que simplificam tarefas com redução de erros, manutenção de posturas físicas adequadas, supervisão de normas de segurança e ganhos na produção.

Para saber mais sobre cada uma das soluções oferecidas pelos Centros de Inovação SESI, acesse a Plataforma Nacional de Serviços em SST e Promoção da Saúde SESI, sobretudo quanto às soluções em Tecnologias para saúde.

 Acesse: http://inovacaosesi.org.br/solucao/seif-plataforma-de-monitoramento-e-gestao-de-seguranca-no-trabalho/  

(Visited 277 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *