Centros de Inovação do SESI participam da Olimpíada do Conhecimento 2018

A Olimpíada do Conhecimento 2018 reunirá aproximadamente dois mil participantes, entre líderes empresariais, entidades de representação da indústria de todos os segmentos e estados brasileiros, personalidades políticas e público em geral.

No espaço “Cidade Inteligente”, composta pela área da Indústria da Construção, será possível visitar as exposições das seguintes soluções, inclusive verificar como estas funcionam no ambiente simulado:

SEIF: Centros de Inovação do SESI em Tecnologias para saúde

O SEIF – Segurança, Informação e Formação – é uma plataforma de monitoramento e gestão de segurança no trabalho, permitindo que gestores, equipes e responsáveis pela segurança acompanhem em tempo real o status de segurança dos trabalhadores em campo, bem como verifiquem o cumprimento das legislações de SST vigentes, evitando e prevenindo acidentes, multas e eventuais reclamações trabalhistas. Dentre as funcionalidades apresentadas pode-se listar: – Acesso móvel pela empresa – Capacitação – Mini-treinamentos – Controle e registro de acesso – Controle de atividades – Controle de EPIs – Monitoramento e localização do trabalhador e de áreas de risco – Normas e procedimentos – Sensores de segurança – Sinalização de áreas de risco – Tecnologia vestível – Relatórios e alertas (e-Social)

ZAZÁ: Centros de Inovação do SESI em Higiene Ocupacional

Sistema para Remoção de Formaldeído de Plantas Industriais em Ambientes Fechados

A solução ofertada tem como objetivo diminuir de maneira significativa a concentração de formaldeído, além de outros VOCs, em ambientes industriais fechados. O sistema desenvolvido no CIS de higiene ocupacional consiste em utilizar uma planta da espécie Zamioculcas zamiifolia junto com a bactéria endofítica Bacillus cereus para fazer a fitorremediação de VOCs em ambientes com altas concentrações de voláteis. O sistema é indicado para as empresas do segmentos de madeira, papel, celulose, adesivo, tintas e têxtil por conter altas emissões de formaldeído em seus processos.

Xsens – Ergonomia de Concepção

Software que analisa os movimentos do trabalhador em tempo real por meio da captura de informações

biomecânicas como, por exemplo, amplitude de movimento, velocidade e aceleração . Os dados são capturados por meio de 17 monitores de rastreamento sem fios, os quais não interferem nas tarefas executadas pelo trabalhador. As informações geradas resultam na caracterização de situações de trabalho estáticas e dinâmicas, bem como em estudos sobre a duração das posturas e dos movimentos em determinada angulação.

Já no  espaço do Centro de Saúde, os visitantes poderão conhecer a fundo o SESI VIVA +, plataforma digital para a gestão de programas e serviços voltados à saúde e segurança na indústria, além de promover resposta ao eSocial, redução de custos com FAP, apoio à decisão estratégica das empresas, ainda propicia um canal de relacionamento entre indústria, trabalhador e SESI.

Ainda, no Centro de saúde é possível testar a solução do guidoo desenvolvida pelo Centro de Inovação do SESI em Tecnologias para Saúde, que consiste em uma plataforma composta por um app, sistema web e BI, destinada à promoção da saúde e bem-estar, por meio do incentivo à mudança de comportamentos relacionados a hábitos alimentares, atividade física, equilíbrio, relacionamentos e prevenção. De forma a favorecer esse processo de mudança, contribui para o aumento do engajamento do usuário e, por consequência, de sua saúde. O aplicativo é visualmente atrativo e intuitivo, facilita a inserção de dados de estilo de vida, o acompanhamento e a visualização da evolução dos mesmos (dashboard de evolução das variáveis – e.g. peso alvo, minutos de atividade física, metas, objetivos). A plataforma permitir que outros aplicativos e serviços (dados) sejam integrados.

No espaço quarto, dentro da cidade inteligente o Centro de Inovação do SESI de Fatores Psicossociais demonstrará a inovação Sono Saudável, que objetiva desenvolver estratégias que auxiliem as empresas na promoção de ações de melhoria na qualidade do sono de seus trabalhadores e líderes. O uso de tecnologia (actígrafos) para avaliar a qualidade do sono é opcional, porém recomendado para a avaliação do ciclo circadiano e proposição de soluções mais assertivas.

Quer conhecer todas as 19 soluções dos Centros de Inovação do SESI? Acesse: http://inovacaosesi.org.br/

Assista ao convite do Paulo Mol, Diretor de Operações para a olimpíada que será aberta para o público de 05 a 08/07:

 

O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e mostrará inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação com dois espaços: A Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Em uma área de 25 mil metros quadrados.

A entrada é gratuita!

Acesse: http://www.olimpiadadoconhecimento.com.br/

(Visited 256 times, 1 visits today)

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *