O que o CIS Tecnologias para saúde oferece para os trabalhadores da indústria?

O Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde (CIS Tecnologias para Saúde), criado em 2016, em Florianópolis (SC),  tem  como  objetivo desenvolver tecnologias inovadoras e customizadas que contribuam para a melhoria na saúde e segurança dos trabalhadores e ambientes de trabalho, redução de custos e crescimento de produtividade da indústria.

Entre os objetos de pesquisa estão as tecnologias móveis e vestíveis (wearables), realidade aumentada, robótica e internet das coisas (IoT), que podem contribuir para o aumento das capacidades humanas. O CIS Tecnologias para Saúde também estuda o fator humano envolvido na adoção e uso dessas inovações, visando contribuir para um comportamento mais seguro e saudável do trabalhador.

O Centro oferece serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de consultorias e capacitações em tecnologias para saúde.
Possui também soluções tecnológicas comercializadas como serviço (SaaS).

O CIS Tecnologias para Saúde desenvolve projetos e soluções com foco em três áreas:

O Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde faz parte de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), que criou, em oito estados brasileiros, centros com objetivo de promover a saúde dos trabalhadores e aumentar a eficácia das práticas nas empresas. Os Centros de Inovação oferecem soluções, de alto valor agregado, para atender às necessidades da indústria brasileira em diversos temas relacionados a saúde e segurança no Trabalho (SST).

Equipe Multidisciplinar

O CIS Tecnologias para Saúde é composto por uma equipe multidisciplinar que, por meio da cocriação com seus parceiros e clientes, desenvolve soluções customizadas às demandas da indústria nacional. Seus profissionais têm formação em nutrição, engenharia de segurança, psicologia, medicina do trabalho, engenharia de produto, tecnologia da informação, administração e gestão de projetos.

O trabalho é desenvolvido através de uma estrutura organizada por projetos, na qual os profissionais são envolvidos de acordo com suas competências. A equipe do CIS  Tecnologias para Saúde é responsável por toda a concepção, inteligência e gestão dos projetos e produtos concebidos. O Centro conta ainda com uma rede de parceiros, dando flexibilidade e agilidade ao desenvolvimento dos projetos.

A multidisciplinaridade e as diferentes experiências profissionais vividas fazem com que a equipe do CIS Tecnologias para Saúde tenha competência técnica para trabalhar com uma grande variedade de tecnologias. No desenvolvimento de produtos e soluções em saúde e segurança do trabalho, a equipe utiliza, por exemplo, robótica, inteligência artificial, gamificação e tecnologias persuasivas.

Espaço criativo

O Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde faz parte do rico ecossistema de inovação de Florianópolis (SC), cidade denominada como o “Vale do Silício” da América Latina por ser um dos maiores polos tecnológicos do País.

As empresas encontram no CIS Tecnologias para Saúde um ambiente criativo, dinâmico e tecnológico. O espaço foi projetado sem barreiras para favorecer conexões, interação e compartilhamento de conhecimento. A distribuição e escolha dos móveis, bem como as cores e texturas utilizadas, buscam estimular a criatividade e a geração de ideias.

O CIS Tecnologias para Saúde fica no Instituto da Indústria que, inaugurado em março de 2018, se posiciona como mais um elo do ecossistema de pesquisa aplicada com foco em inovação para a indústria, congregando diversos atores. Em seu espaço de 3,3 mil metros quadrados, o Instituto também abriga o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados e parte da Fundação CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

O Instituto da Indústria, por sua vez, fica no Sapiens Parque, um parque de inovação onde tecnologia, meio-ambiente, arte e ciência se encontram para oferecer experiências diferenciadas.

Parceiros

O Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde é associado ao MediaX da Universidade de Stanford, laboratório voltado para atender às necessidades da indústria, no qual pesquisadores e estudantes exploram formas inovadoras de colaboração, comunicação e interação. O programa multidisciplinar fornece, principalmente, conhecimentos sobre como a tecnologia afeta a vida das pessoas, como projetar produtos e serviços e como a relação entre pessoas e tecnologia pode ser aprimorada. Entre os temas pesquisados estão: futuros contextuais para dispositivos pessoais inteligentes; memória, propriedades e legados na era digital; e publicação sob demanda. A parceria com o CIS Tecnologias para Saúde se dá através da transferência de conhecimentos para o desenvolvimento de pesquisas e soluções.

O CIS Tecnologias para Saúde também tem entre os seus parceiros internacionais o Global Centre for Healthy Workplaces, voltado ao avanço da saúde e do bem-estar no local de trabalho, por meio de uma série de iniciativas destinadas a melhorar o aprendizado, do reconhecimento e da replicação de boas práticas. O Global Center procura promover experiências de trabalho mais saudáveis e produtivas para todos os empregadores e empregados, independentemente do seu tamanho, localização ou circunstâncias.

O CIS Tecnologias para Saúde também possui parceiros  nacionais, como:

  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Acate
  • Certi

Os Centros de Inovação SESI desenvolveram 29 soluções inovadoras em saúde e segurança. Saiba mais, acessando a plataforma de inovações do SESI: http://inovacaosesi.org.br/

(Visited 51 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *