Investir em programas de qualidade de vida traz retorno financeiro para indústria

Investir em saúde e segurança do trabalhador de sua empresa/indústria de forma preventiva trará uma economia a médio e longo prazo frente a questões de afastamento de saúde pela previdência, taxas pagas sobre acidentes de trabalho ocorridos na classe de produção, sinistralidade do plano de saúde e em ações judiciais trabalhistas.

Os Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida devem ser percebidos como estratégicos para sua organização. Investir em programas estruturados, com indicadores claros, mensuração de impacto financeiro e valor, é primordial nos dias atuais e de acirrada competitividade. Devido à necessidade de atrair e manter talentos, otimizar investimentos em saúde e reduzir custos evitáveis, as organizações precisam investir em programas sempre de forma assertiva. Em muitos casos, além da remuneração, a permanência de talentos numa organização está ligada ao estilo de vida e ao bem-estar que encontram em seu dia a dia de trabalho. Promover a qualidade de vida como valor na organização é um investimento estratégico.

Trabalhadores motivados, saudáveis e capacitados são muito mais produtivos e inovadores e podem potencializar e retornar o capital neles investidos. O investimento em qualidade de vida pode resultar em elevação da motivação para o trabalho, adaptabilidade para mudanças, aumento da criatividade e vontade de inovar, agregando, assim, um maior valor para a organização em que trabalha.

Empresas evoluídas veem a melhoria no ambiente de trabalho como uma estratégia de gestão, de investimento em capital humano, de retenção de talentos, bem como a possibilidade de obtenção destes novos talentos, como recurso para alcance das metas estabelecidas, além de tornar a empresa mais competitiva frente ao mercado concorrente. Organizações com investimentos em políticas de bem-estar e de promoção da saúde apresentaram crescimento cerca de 5% superior, quando comparadas a outras.

A implementação desses programas dentro das empresas proporciona não só a saúde para os colaboradores, como também trata a saúde econômico-financeira das organizações.

Essas são algumas das vantagens que a empresa alcança ao implementar um programa de promoção da saúde. O benefício da implementação de programas de promoção da saúde vai além quando alcança também a família e a comunidade. O trabalhador envolvido em ações de saúde na sua empresa consegue, ao longo do tempo, adquirir hábitos de vida saudáveis que acabam influenciando em seu ambiente familiar e na comunidade em que vive. A empresa se torna, então, agente de mudança da cultura local por uma saúde sustentável. Nesse contexto, essa é a importância do investimento em saúde e bem-estar e em programas que focam na qualidade de vida, principalmente dentro das empresas.

Os Centros de Inovação SESI desenvolveram 29 soluções inovadoras em saúde e segurança. Saiba mais, acessando a plataforma de inovações do SESI: http://inovacaosesi.org.br/

Autora: Haidinne Fernandes, Enfermeira do Trabalho Centro de Inovação do SESI

(Visited 69 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *