Centros de Inovação SESI: PD&I de soluções em Saúde e Segurança para a Indústria 4.0

O SESI é parte integrante do Sistema Indústria e portanto, encontra-se orientado pela Indústria 4.0, que possui inúmeros desafios, como por exemplo a área da saúde, que no Brasil, se encontra em processo de discussão e grande reflexão, sobretudo traçando inúmeras estratégias de inovação em resposta a frágil sustentabilidade do setor.

Shumpeter (1988), desde a revolução industrial, sabiamente diferenciou invenção de inovação, destacando que: “uma invenção é uma ideia, esboço ou modelo para um novo ou melhorado artefato, produto, processo ou sistema. Uma inovação, no sentido econômico somente é completa quando há uma transação comercial envolvendo uma invenção e assim gerando riqueza”.

Desenvolver novas soluções é um dos direcionadores estratégicos do SESI para renovar a indústria brasileira, além de estabelecer um cenário industrial inovador. Em aspectos micro e macroeconômicos, soluções que estejam alinhadas às necessidades das empresas e que vão ao encontro da competitividade do país e do aumento da produtividade, conforme frisado por Shumpeter (1988).

Segundo relatório da CNI (2016), que trata dos desafios para a indústria 4.0 no Brasil, um dos pilares trata-se da saúde, enquanto oportunidade de atuação para a inovação, conforme figura abaixo.

 

Ainda, segundo o relatório supracitado, ressalta que 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%, que no caso em tela e considerando a expertise do SESI é bastante oportuna para o cenário de SST, que visa contribuir para a produtividade do trabalho e logo para a competitividade das empresas industriais brasileiras (CNI, 2016).

Como forma de reduzir o índice de afastamentos do trabalho e estimular um estilo de vida saudável dos trabalhadores da indústria, o SESI oferece soluções inovadoras em promoção de segurança, saúde e qualidade de vida, que visam atender as demandas da indústria e aumentar sua produtividade, desempenhando papel decisivo para o fortalecimento do setor industrial (CNI, 2015).

Nesse sentido, considerando o cenário descrito e importância da gestão da inovação voltada para o aumento da produtividade e competitividade na indústria, o SESI implantou  8 Centros de Inovação SESI e lançou recentemente 1 Centro de Inovação em Estilo de Vida e saúde, espalhados pelo país, porém com abrangência nacional.

Conheça as soluções destes Centros, por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

 

CNI. Desafios para a indústria 4.0 no Brasil. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2016/8/desafios-para-industria-40-no-brasil/.

CNI. Planejamento integrado SESI SENAI IEL – 2015 a 2022. Brasília, 2015.

Schumpeter,J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

 

Autora: Viviane Lourenço

Especialista de Desenvolvimento Industrial – SESI

Interlocutora do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para saúde

Interlocutora do Centro de Inovação SESI em Estilo de Vida e Saúde

 

(Visited 201 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *