Conheça a nova edição da coleção Temas Avançados em Qualidade de vida

O Serviço Social da Indústria (SESI) lançou no ano passado o Centro de Inovação SESI Estilo de Vida e Saúde, em São Paulo, tendo por desafio assim como os demais gerar uma base de conhecimento e soluções inovadoras em saúde e segurança que se conecte às necessidades das empresas industriais.

Na ocasião, foi realizado o lançamento do volume 7 do livro: Temas Avançados em Qualidade de Vida enfocando o enfrentamento dos fatores de risco das doenças crônicas.

O envelhecimento da população e a adoção de estilos de vida não saudáveis têm levado a aumento das taxas de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como o câncer, o diabetes, as doenças cardiovasculares e pulmonares. Pessoas que são ativas, têm uma alimentação saudável, não fumam e evitam o uso abusivo do álcool reduzem significativamente o risco destas doenças crônicas que trazem prejuízos para as pessoas, para as empresas e para o país.

No entanto, a mudança de comportamento, particularmente no ambiente de trabalho é um desafio que exige a adoção de estratégias baseadas em evidências científicas e que tragam resultados em termos de nível de saúde dos participantes e em retorno econômico para as empresas. Estas abordagens deverão ir além da mera informação e adotar modernas técnicas, inclusive com o uso da tecnologia para ajudar as pessoas a adotarem comportamentos saudáveis.

Organizado por Alberto José Niituma Ogata e co-organizado por Viviane Coelho Lourenço, a obra conta com renomados autores: Douglas Roque de Andrade, Fernanda Timerman, Maria Edna de Melo e Paulo Andrade Lotufo.

“Este livro visa trazer informações atualizadas em textos especialmente escritos para os profissionais brasileiros por acadêmicos renomados, preenchendo uma lacuna em nosso meio. O sucesso das iniciativas se inicia com a adoção de conhecimentos e práticas baseadas em evidências”, Alberto José Niituma Ogata.

Frente a este cenário  e considerando que as DCNTs se tornaram a principal causa de morte em todo o mundo, sobretudo justificados pelos fatores de riscos relacionados ao estilo de vida não saudável, como alimentação inadequada e inatividade física,o SESI, por meio do Centro de Inovação SESI – Estilo de Vida e Saúde visa: Melhoria de estilo de vida: alcançar índices de melhoria no estilo de vida dos trabalhadores da indústria por meio de aspectos comportamentais, tais como: padrões de consumo, rotinas, hábitos, entre outros, que influenciam os indicadores de segurança e saúde do trabalhador.

Conheça as soluções dos Centros de Inovação SESI (CIS), por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

Clique aqui para baixar agora!

(Visited 438 times, 2 visits today)

2 Comments

  • jackson adriano scholze disse:

    Bom dia,
    Gostaria de receber informações a respeito do Tema Qualidade de Vida.

    • Jornalista disse:

      Oi Jackson,

      Gostaríamos de agradecer pelo seu contato.

      Sobre o tema Qualidade de Vida na home do site você pode baixar gratuitamente o volume 7 do livro: Temas Avançados em Qualidade de Vida enfocando o enfrentamento dos fatores de risco das doenças crônicas.

      Não deixe de visitar a página Rede Saúde Corporativa para ficar atualizado sobre as principais inovações em saúde,qualidade de vida, segurança e bem-estar no trabalho!

      Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *