Centro de Inovação SESI em tecnologia para saúde tem trabalhos aprovados para o Simpósio Internacional de Segurança e Higiene

CIS Tecnologias para Saúde teve 2 trabalhos aprovados para o Simpósio Internacional em Segurança e Higiene Ocupacional – SHO (International Symposium on Occupational Safety and Hygiene).

SHO2019, que será realizado na cidade de Guimarães (Portugal) nos dias 15 e 16 de abril, aborda os temas de segurança do trabalho, avaliação de riscos, gestão da segurança, ergonomia, entre outros, e é dirigido a especialistas da área acadêmica e profissionais de SST na indústria.

Trabalhos aprovados no SHO2019

Um de nossos trabalhos aprovados é o capítulo Robôs Colaborativos (Collaborative Robots), que fará parte do livro Occupational and Environmental Safety and Health, a ser lançado durante o simpósio.

O texto trata da redefinição da relação entre homens e robôs – tema este que foi amplamente estudado pela equipe do Centro durante o desenvolvimento de um de nossos projetos. O capítulo está disponível na base de dados Springer.

O outro trabalho aprovado no simpósio foi o artigo Frigorobô, que traz os resultados iniciais de nosso projeto de mesmo nome. Ambos os trabalhos serão apresentados durante o SHO2019 pela autora Angélica Mufato.

Collaborative Robots

Abstract: Robôs colaborativos têm redefinido as relações entre humanos e robôs em toda a indústria da manufatura. Empresas de todos os tipos e tamanhos encontraram razões estratégicas para adquirir ou investir em robôs colaborativos. Portanto, como pré-condição central, os dados referentes aos processos de trabalho manuais subjacentes, incluindo informações sobre os requisitos de automação, precisam ser coletados de maneira formal e sistemática. Existem muitos organismos de padronização que lidam com a segurança nas interações homem-robô e este artigo traz alguns deles.

Autoras: Juliana Vieira Schmidt Teixeira; Angelica Mufato Reis; Franciele Boeng Mendes; Lizandra Garcia Lupi Vergara. 2018.

Frigorobô

Abstract: O setor de frigoríficos é conhecido como um dos mais relevantes para a economia brasileira, e a demanda pela produção de carne está aumentando no país. No entanto, as condições de trabalho neste setor são reconhecidamente precárias. Esse cenário exige a otimização dos processos industriais e a configuração de novos ambientes de trabalho, com foco na segurança e conforto dos trabalhadores. A indústria está ganhando força hoje com avanços tecnológicos que combinam cada vez mais o trabalho humano com a robótica nas linhas de produção. No segmento de sistemas robóticos industriais, existe uma tendência à adoção de sistemas de colaboração homem-robô, nos quais máquinas e pessoas compartilham o mesmo espaço de trabalho. Diante do exposto, existe a necessidade de um sistema integrado de avaliação de postos de processamento de carnes que identifique aqueles com maior potencial de automação, bem como a configuração mais adequada de robôs colaborativos a serem implantados na linha de produção, a fim de substitua o esforço físico e as atividades repetitivas e indique o custo-desempenho da substituição. Este sistema, intitulado “Frigorobô”, é um projeto em desenvolvimento e foi dividido em três etapas. Este artigo apresenta resultados da primeira etapa do projeto e tem como objetivo relatar os fatores que devem ser considerados para o estudo de viabilidade da inserção de robôs colaborativos em linhas produtivas de frigorífico, facilitando o processo de tomada de decisão e a modernização do setor para a indústria 4.0.

Autoras: Juliana Vieira Schmidt Teixeira; Angelica Mufato Reis; Franciele Boeng Mendes; Lizandra Garcia Lupi Vergara. 2018.

Capítulo Collaborative Robots na Springer 

Conheça as soluções dos Centros de Inovação SESI (CIS), por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

 

(Visited 34 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *