Meta do SESI: 10 milhões de passos para doar uma academia ao ar livre

Os passos dos participantes do 8º Congresso Brasileiro de Inovação podem render uma academia ao ar livre a uma comunidade de baixa renda do Distrito Federal atendida pelo Programa de Voluntariado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cuja sede fica no Distrito Federal. A doação de equipamentos será feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI) caso os visitantes do evento consigam superar os 10 milhões de passos entre os dias 10 e 11 de junho, quando ocorre o Congresso, na Expo São Paulo, na capital paulista. A expectativa é que encontro receba 4 mil pessoas.

Ao todo, serão doados oito equipamentos que melhoram a flexibilidade, a capacidade cardiorrespiratória e o fortalecimento muscular. Para participar do desafio, os inscritos receberão uma semana antes do evento e-mail com QR Code para acessar o aplicativo que habilita o pedômetro, que faz a contagem dos passos. A contagem dos passos será representada por uma projeção na escultura humana de quatro metros – chamada Homem SESI –, exposta no estande da instituição no Congresso.

Dados de Saúde – O espaço do SESI no Congresso Brasileiro de Inovação contará com 250 metros quadrados e os visitantes também poderão ver como está sua saúde ao responder questionário sobre hábitos cotidianos e ao usar uma balança de bioimpedância, que permite ter, com precisão, a densidade corporal, desde o peso até o percentual de gordura, água corporal, massa óssea e massa magra (músculos) e circunferência abdominal. Com esses dados consolidados, as pessoas poderão verificar riscos de doenças como hipertensão.

Também no evento, a plataforma SESI Viva+, de inteligência em segurança e saúde no trabalho, consolidará as informações de saúde do conjunto dos participantes do Congresso. Por meio de imagens coloridas, o Homem SESI sinalizará, por exemplo, desafios que precisam ser superados nos grupos, como pressão arterial elevada, obesidade, entre outros.

Inteligência – De acordo com o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, a ideia é demonstrar de que forma a plataforma SESI Viva+ apoia as empresas na gestão de segurança e saúde. Inclusive, aos interessados em conhecer mais sobre a tecnologia, ela será demonstrada em telas touch. “Ter informações gerais da saúde de uma população é fundamental para entenderem os desafios de saúde de seus trabalhadores e canalizarem melhor os recursos para superá-los”, explica.

“A questão de segurança e saúde dos trabalhadores está cada vez mais presente na estratégia dos negócios não só pelas exigências legais, mas principalmente porque se percebe que, ao cuidar da saúde dos trabalhadores, é possível melhorar a produtividade e o engajamento das equipes”, enfatiza Mól.

No estande do SESI, os participantes poderão ainda conferir óculos de realidade virtual que simula situações de risco e perigo em ambientes de trabalho. Além disso, haverá bicicletas que, quando utilizadas, gerarão energia para carregar celulares.

Debates – O SESI realizará ainda em seu estande o Papo Saudável, debates sobre temas relacionados a desafios atuais de segurança e saúde no trabalho, com participação de especialistas dos Centros de Inovação SESI em Segurança e Saúde no Trabalho. Entre os temas estão retorno ao trabalho, ergonomia, saúde mental no trabalho e tecnologias para saúde voltadas para o futuro do trabalho. Confira a programação e participe.

Dia 10/06/2019

12:10 – Capacidade para o trabalho: construindo pontes para o futuro – Lívia Aragão, do Centro de Inovação SESI em Prevenção da Incapacidade

12:30 – Benefícios da ergonomia no cotidiano – Eduardo de Castro, do Centro de Inovação SESI em Ergonomia

12:50 – Saúde mental no trabalho – Mariane Candaten, do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais

13:10 – Engajamento em programas de saúde nas empresas – Fernando Mariya, da P&G

18:15 – O impacto do estilo de vida na saúde – Marina Tavares, do Centro de Inovação SESI em Estilo de Vida e Saúde

19:00 – Tecnologias para saúde voltadas para o futuro do trabalho – Eloísio Andrey, do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para a Saúde

Dia 11/06/2019

13:00 – Vida e trabalho: autogestão da saúde – Noelly Mercer, do Centro de Inovação SESI em Longevidade e Produtividade

13:20 – Sistemas de gestão: impulsionando o autocuidado na indústria – Ricardo Egídio, do Centro de Inovação SESI em Sistemas de Gestão em SST

13:40 – Value of Investiment (VOI) – a saúde como estratégia para promover ambientes de trabalho saudáveis – Caroline Diniz, do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança

Sobre o Congresso – Promovido pela CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o 8º Congresso Brasileiro de Inovação faz parte da agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Ao longo de dois dias, líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros discutirão os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas e quais estratégias países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica.

Entre os assuntos debatidos estão como as tecnologias vão impactar os empregos e transformar o mercado de trabalho na indústria e outros setores, o futuro dos alimentos e as tendências da inovação nas áreas de saúde, defesa e energia. Confira a programação.

Conheça as soluções dos Centros de Inovação SESI (CIS), por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

Fonte: CNI

(Visited 43 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *