Centros de Inovação do SESI e empresas discutem sobre diversos temas relacionados à SST no Congresso Brasileiro de Inovação

O Serviço Social da Indústria realiza uma série de 11 palestras, em formato TED Talks, com duração de 15 min, no Congresso Brasileiro de Inovação entre os dias 10 e 11 de junho, no Expo São Paulo.

Os Centros de Inovação SESI (CIS) e empresas parceiras compartilham diversos temas relacionados às inovações aplicadas à saúde e segurança para o futuro do trabalho.

Desde 2017, os 9 CIS desenvolvem pesquisa aplicada e soluções inovadoras nas áreas de higiene ocupacional, longevidade e produtividade, tecnologias para saúde, Estilo de Vida e Saúde, ergonomia, sistemas de gestão em SST, economia para saúde e segurança e fatores psicossociais, resultando em 29 soluções. Saiba mais acessando a plataforma de inovações do SESI: http://inovacaosesi.org.br  

10/06 (12:05 ás 13:05)

12:05

Capacidade para o trabalho: construindo pontes para o futuro” visa discutir estratégias para o desenvolvimento e manutenção da capacidade para o trabalho ao longo da vida produtiva. Os desafios acerca dessa temática serão apresentados pela Coordenadora Técnica do CIS Prevenção da Incapacidade Médica, Epidemiologista e mestre em Gestão da Saúde, Lívia Aragão.

12:25

Para tratar do tema “Benefícios da ergonomia no cotidiano”, Eduardo de Castro, Analista de Saúde e Ergonomista – Centro de Inovação SESI/MG e Mestre em saúde coletiva compartilhará sobre a ergonomia com foco nas diversas situações e possibilidades de tomadas de decisão que podem afetar o autocuidado e uma vida saudável.

12:45

A Analista Técnica no Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais, que atualmente desenvolve projetos de inovação sobre fatores psicossociais no trabalho, Mariane Candaten abordará a temática da “Saúde Mental no Trabalho”.

13:05

Considerando as parcerias com empresas industriais, Fernando Mariya da P&G, tratará sobre o “Engajamento em programas de saúde na empresa”, tomando como base que um dos principais desafios da implantação de um programa de saúde nas empresas é o envolvimento dos trabalhadores.

10/06 (18:15 às 19:00)

Dando continuidade a série de palestras, em formato TED Talks, com duração de 15 min, os Centros de Inovação SESI (CIS) e empresas parceiras compartilharão diversos temas relacionados às inovações aplicadas à saúde e segurança para o futuro do trabalho.

18:15

Acerca da importância da “Gestão de saúde populacional”, o Presidente da Associação Internacional de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), Alberto Ogata compartilhará os desafios de envolver as diferentes gerações, os sistemas complexos e as incertezas para uma ação integral em saúde populacional.

18:35

Sobre o tema “O impacto do estilo de vida na saúde”, Marina Tavares, Coordenadora do Centro de Inovação em Estilo de Vida e Saúde, com experiência no desenvolvimento de programas de Promoção da Saúde para empresas apontará informações sobre as taxas crescentes de mortalidade, as doenças crônicas, ainda que em sua maioria silentes trazem à tona a necessidade de mudanças no estilo de vida.

19:00

Coordenador do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde, Mestre em Administração ênfase em Gestão de Tecnologia, Eloísio Andrey abordará o tema “Tecnologias para saúde voltadas para o futuro do trabalho”, que discutirá sobre as tendências de um futuro do trabalho melhor para todos, contemplando as tecnologias direcionadas para o cuidado da saúde, de forma preditiva, preventiva e personalizada. 

11/06 (12:50 às 14:00)

Neste segundo dia de palestras, em formato de TED Talks (15min), serão apresentadas estratégias sobre o autocuidado apoiado e importância da promoção da saúde, sob a lógica dos trabalhadores mais longevos.

12:55

Noélly Mercer, Mestre em Psicologia Social e coordenadora do Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade discorrerá sobre o tema “Vida e Trabalho: foco na autogestão da saúde”, que visa conscientizar o trabalhador sobre a importância da autogestão da sua saúde visando a manutenção da sua capacidade para o trabalho e consequente longevidade.

13:15

A temática “Sistemas de Gestão: Impulsionando o autocuidado na indústria” será abordada pelo Gerente de Tecnologia e Inovação, Ricardo Egídio, que trará reflexões quanto à necessidade de gerirmos as informações de forma efetiva e participativa para impulsionarmos o autocuidado do trabalhador da indústria.

13:35

O CIS Economia para Saúde e Segurança, por meio da Pesquisadora do Centro de Inovação SESI, Caroline Diniz, discutirá sobre o tema “Value on Investiment (VOI): A dimensão do valor em saúde como estratégia para promover ambientes de trabalho saudáveis”, que apontará a necessidade de demonstrar indicadores e métricas que possam ajudar a entender as muitas maneiras que o bem-estar dos funcionários pode influenciar nos resultados da empresa.

13:55

Cristiane Arango, especializada em Cardiologia pela Unifesp e em Auditoria de Serviços de Saúde, da empresa Aché, Laboratórios Farmacêuticos, apresentará a importância da atuação das equipes de saúde ocupacional com os dados assistenciais podem otimizar a gestão de saúde populacional corporativa, na lógica do tema: “Gestão da saúde integral do trabalhador: integração da saúde ocupacional e assistencial”.

 

Acompanhe a programação no site: http://www.congressodeinovacao.com.br/programacao/

Tem alguma desafio em SST? Conheça as soluções dos Centros de Inovação SESI (CIS), por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

(Visited 281 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *