SESI AP apresenta a metodologia SESI Go Lab para gestores da Amcel

Com o propósito de ajudar a empresa a encurtar o caminho para a solução de desafios e dar celeridade aos processos em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá apresentaram à Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel) as ferramentas da metodologia Go Lab. Na visita técnica realizada às instalações do empreendimento, o grupo conheceu o modo como as atividades são desenvolvidas. O intuito é que por meio da aplicação o SESI desenvolva soluções para desafios detectados a fim de aumentar a segurança dos trabalhadores no processo produtivo da indústria.

Com a metodologia Go Lab, o SESI desenvolverá protótipos de solução para situações problemas identificados pela empresa na área de SST. De acordo com o engenheiro de segurança da Amcel, Robson Santos, apesar da empresa implementar a cultura de segurança com treinamentos e conscientização no uso dos equipamentos de proteção individual, ainda existe resistência por parte dos profissionais em não utilizá-los.

“Quando ocorre um imprevisto que não causa ferimentos, doença ou danos físicos, os funcionários devem adotar a prática de fazer o Relato de Quase Acidente (RQA) para tomarmos as providências, a fim de que a situação não volte a acontecer. No entanto, percebemos que alguns colaboradores ainda são resistentes a esse modo de agir”, afirmou o engenheiro.

A especialista do SESI Gina Marini explica como funciona a ferramenta  SESI Go Lab que promete acelerar o processo de inovação em saúde e segurança no trabalho:

Sprint

No período de 24 a 26 de setembro, a equipe do SESI AP, junto com os funcionários da empresa e acompanhados pelo consultor de Inovação, Tarciano Moraes, realizarão o Sprint – três dias de atividades intensas que têm o intuito de desenvolver ideias inovadoras e possíveis caminhos para solucionar o desafio apresentando. O último dia será dedicado à criação de um protótipo, que posteriormente será analisado e validado pela gestão da empresa.

“Temos grandes desafios nas indústrias e precisamos transformá-los em oportunidades desenvolvendo soluções inovadoras, com a ferramenta SESI Go Lab. É preciso planejar e dar mais rapidez ao processo para desenvolver e executar melhorias na segurança. Assim, contribuímos para o fortalecimento das empresas e sua longevidade”, ressaltou a gestora do projeto do SESI, Darcilene Araújo.

A analista de Recursos Humanos da Amcel, Priscila Matos, ressaltou a importância dessa experiência. “Esperamos que por meio dessa parceria possamos implantar um projeto que contribua para que aumentemos a segurança de nossos trabalhadores, ao mesmo tempo em possamos maximizar os resultados da nossa indústria. Estamos muito gratos ao SESI por ter nos convidado para ser a empresa piloto e estamos unidos em busca de adquirir maior competitividade”, frisou a analista.

Participaram também do encontro de trabalho, a fisioterapeuta e ergonomista do SESI AP, Karla Guedes, o técnico da área de Promoção da Saúde, Antonio Karlos Nunes, o técnico de Mercado, Raoni Melo, e a técnica operacional da gerência de Comunicação corporativa, Sandrielle Palmerim.

Conheça as soluções dos Centros de Inovação SESI (CIS), por meio da Plataforma Nacional de Soluções Inovadoras do SESI: http://inovacaosesi.org.br/ e cadastre desafios.

Fonte: SESI AP

(Visited 45 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *